O Ministério do Peru anunciou, em fevereiro de 2017, novas regras para proteger Machu Picchu do intenso fluxo de turistas que acaba colocando o patrimônio em risco. Veja quais são elas.
Atenção: As regras começam a valer para ingressos comprados a partir de 01 de junho para visitas agendadas para de 01 de julho de 2017 em diante. Durante o mês de maio, só será possível comprar ingressos para maio e junho.
Os bilhetes que tenham sido comprados com antecedência para datas a partir de 01 de julho de 2017, serão automaticamente transferidos para o primeiro turno. No entanto, as autoridades informaram que serão flexíveis com as pessoas que tenham adquirido seus ingressos antecipadamente.
Leia: Como comprar o ingresso de Machu Picchu
Horário de visitação restrito
A principal mudança é que não será mais possível comprar ingressos para o dia inteiro. Durante o processo de compra, o visitante terá que optar entre dois turnos:
- Turno da manhã, que vai das 6h às 12h
- Turno da tarde, que vai das 12h às 17h30
Em cada turno poderão ingressar aproximadamente entre 45 e 55 % dos visitantes.
Lembrando que os horários de subida à Huayna Picchu não mudaram e, portanto, se você pretende visitar a montanha deverá comprar o seu ingresso para o primeiro turno.
Exigência de guia turístico
A partir de agora, todos os visitantes deverão ser acompanhados por um guia turístico. Tal como acontece hoje, o serviço poderá ser previamente contratado por você ou arranjado na entrada do parque, porém agora a contratação é obrigatória. Ainda não se sabe como isso vai funcionar: se o parque vai organizar os grupos com guias oficiais ou se isso ficará por conta das agências de Cusco e Águas Calientes. Ou ainda se vai haver uma tabela de preços para o serviço ou isso ficará a cargo do livre mercado.
Os grupos deverão ter no máximo 16 pessoas, mas você também poderá contratar um serviço privado, o que é uma alternativa para desburocratizar o passeio. Não será permitido ao visitante afastar-se ou mudar de grupo no meio da visita. Assim que tivermos mais informações sobre a aplicação da regra, o post será atualizado.
Circuitos de visitação fechados
Três circuitos visitação foram instituídos, cada um com duração entre duas e três horas. Na prática, isso quer dizer que o visitante não poderá mais vagar aleatoriamente pelo Parque: precisará seguir um roteiro previamente estabelecido com seu grupo, o que, ao meu ver, vai empobrecer e enrijecer a experiência.
O circuitos são:
- Circuito 1: Subida à parte alta da cidade e visitação completa da parte baixa. Duração estimada de 3 horas.
- Circuito 2: Visitação completa da parte baixa. Deve durar cerca de 2 horas e meia.
- Circuito 3: Visitação abreviada da parte baixa. Cerca 2 horas.
O visitante poderá optar pelos circuitos no momento da visita e o passeio pode ser combinado com a subida a Huayna Picchu ou à montanha Machu Picchu.
Proibição do reingresso
Uma vez terminado o passeio pelo circuito escolhido, não será permitido ao visitante retornar à cidadela.
Proibição do Pau de Selfie
O uso de pau de selfie ficará restrito a certas regiões do parque, para evitar aglomeração de pessoas em becos e vielas.
O post Novas regras para visitar Machu Picchu a partir de julho de 2017 apareceu primeiro em 360meridianos.
360meridianos http://www.360meridianos.com/2017/05/novas-regras-para-visitar-machu-picchu-partir-de-julho-de-2017.html

from WordPress https://zaraliebe.wordpress.com/2017/05/16/novas-regras-para-visitar-machu-picchu-a-partir-de-julho-de-2017/
Nenhum comentário:
Postar um comentário