quinta-feira, 29 de junho de 2017

Visita a vinícolas em Portugal: Trás-os-Montes e Douro

O norte de Portugal é dividido em três partes, o Douro, que segue o curso do rio de mesmo nome; o Minho, que é onde ficam Braga e Guimarães e compreende a área que vai até a fronteira norte com a Espanha e Trás-os-Montes, provavelmente a região menos “conhecida” do país, de onde saiu boa parte dos emigrantes para o Brasil, cujo nome traduz exatamente o que é: atrás do montes, bem no nordeste do país.

Como todo o interior de Portugal, as tradições por ali são fortes, as comidas são típicas e nunca falta vinho. E foi para conhecer mais sobre essas tradições e vinhos que eu embarquei com o pessoal da Bago D’Uva 360º por um tour privado que eles fazem pela região de Trás-os-Montes e do Douro.

Leia também: 

A produção de vinhos portugueses e como visitar uma vinícola em Portugal

História e produção do Vinho do Porto: tipos e onde encontrar

vinícolas em Portugal vale do douro

Partimos cedo do Porto em direção a Vidago, a primeira parada da nossa jornada. Vidago é uma vila rica em águas gasocarbónica natural, que teriam propriedades medicinais. Por isso, em 1910, foi construído ali um palácio real, na época do rei D. Carlos I. O palácio foi planejado pelo rei como uma estância terapêutica de luxo e hoje funciona como um hotel 5 estrelas. Tem uma janela para cada dia do ano. Apesar da propriedade ser privada, a visita até a fonte das águas de Vidago é gratuita e inclui também uma prova da famosa água mineral.

vinícolas em Portugal palacio vidago

De lá, seguimos para uma quinta, a Casa Grande do Seixo, onde fomos recebidas com entusiasmo pelo Sr. José Nobre. Ele produz o vinho Erbon (como vocês podem perceber, nobre de trás para frente). Foi ele quem pessoalmente nos levou para caminhar entre os vinhedos, nos mostrou os diferentes tipos de uva que planta, como é parte do processo de limpar as vinhas. Também nos apresentou os sobreiros, cuja a cor alaranjada dos troncos indicava que a cortiça já havia sido retirada.

vinícolas em Portugal quinta em tras os montes

vinícolas em Portugal sobreiro

Também, por fim, nos levou para comer cerejas direto do pé e nos apresentou o pequeno lagar histórico da propriedade – a espécie de tanque onde ocorre a maceração das uvas – fez questão que provássemos a aguardente bagaceira ou seja, aguardente de uva, que eles produziam.

vinícolas em Portugal cerejeira

vinícolas em Portugal lagar

Dai, tivemos um almoço regado a muito vinho transmontano. Nesse momento, agradeci mentalmente ao fato de termos guia e motorista: se tivesse fazendo esse passeio sozinha, beber não seria uma opção e não beber nessa região é um verdadeiro pecado.

vinícolas em Portugal almoço

A próxima parada era um passeio que estava na minha lista há meses: o Palácio de Mateus, em Vila Real. O prédio ainda é habitado pela família que é dona do palácio, mas ainda assim, é possível visitar uma parte da propriedade na companhia de uma guia e circular livremente pelos jardins. A construção é do século 18.

vinícolas em Portugal palacio mateus

vinícolas em Portugal jardins casa de mateus

Seguimos, então, para o Douro e para uma visita a outra quinta, dessa vez a Quinta do Bucheiro, no Vale do Pinhão. A quinta é de propriedade de uma mesma família há 250 anos. Foi o neto do dono que nos recebeu, caminhou conosco por parte dos vinhedos, com a vista incrível do Vale do Douro. Depois de visitar todo o processo de produção e as salas históricas da quinta, sentamos todos juntos para comer petiscos e claro, provar alguns vinhos produzidos ali: a casa produz espumantes, vinho do Porto, vinhos tintos, brancos e rosé.

vinícolas em Portugal quinta do bucheiro

vinícolas em Portugal espumante

Saí de lá levemente bêbada e levando dois vinhos que não resisti em comprar. Na volta para casa, acompanhadas das vistas incríveis do Vale do Alto Douro Vinhateiro, prometi a mim mesma voltar em breve e explorar mais essa região.

Serviço

vinícolas em Portugal tras os montes

A Bago D’Uva 360º é uma agência de turismo sustentável, focada em tours vinícos no norte de Portugal. Os tours podem ter entre uma e nove pessoas e sempre levam a conhecer quintas familiares, produtores locais, comida tradicional e vinhos de qualidade. Eles possuem cinco tours diários diferentes e dois tours sazonais, que você pode conferir no site oficial. O passeio custa 99 euros. Eu fiz o Tour do Douro e Trás-os-Montes à convite da agência.

O post Visita a vinícolas em Portugal: Trás-os-Montes e Douro apareceu primeiro em 360meridianos.

360meridianos http://www.360meridianos.com/2017/06/visita-vinicolas-em-portugal-tras-os-montes-e-douro.html




from WordPress https://zaraliebe.wordpress.com/2017/06/29/visita-a-vinicolas-em-portugal-tras-os-montes-e-douro-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário